Avaliação da Qualidade Tecnológica/Industrial da Farinha de Trigo

Ao contrário de muitas agroindústrias, a indústria de trigo é responsável pela fabricação de uma gama de produtos. O trigo, ao passar pela unidade moageira, é transformado nos produtos farinha, farelo e gérmen, considerados matérias primas das indústrias de produtos finais.

A qualidade tecnológica da farinha de trigo é o fator determinante nas características do produto final. Os diferentes produtos elaborados a partir de farinha de trigo (pão, biscoitos, bolos e massas) possuem características totalmente diferentes e, portanto necessitam de uma matéria prima (farinha) tipificada para a sua elaboração. Uma farinha de trigo tipificada, nada mais é do que uma farinha refinada, cujas características encontram-se dentro das especificações de um determinado produto, a fim de gerar um produto final de excelentes características organolépticas e visuais, de bom valor nutritivo e de custo competitivo.

Com a finalidade de obtenção de informações relativas a qualidade tecnológica/industrial da farinha de trigo ou de misturas de farinhas, se determinam analiticamente diversos parâmetros cujos índices ótimos variam em função do tipo de produto que se deseja confeccionar. Os fatores que influem na qualidade tecnológica/industrial da farinha de trigo estão em grande parte ligados aos componentes genéticos da planta, assim como ao processo tecnológico de sua fabricação.

A verificação da qualidade tecnológica/industrial da farinha de trigo é realizada normalmente através de:

  • Características Químicas da Farinha de Trigo
  • Análises Reológicas da Farinha de Trigo
  • Atividade Enzimática da Farinha de Trigo
  • Atividade interativa