Art Nouveau

Casa Amatller


Fonte: Wikimedia Commons, foto de Zareteman, 2011

Casa Amatller (Residência Amatller)

Barcelona, 1898-1900

Arq. Josep PUIG i CADAFALCH


A Casa Amatller, junto com a Casa Batllò e a Lleó-Morera, forma o grupo das obras mais importantes do estilo modernista da chamada Quadra da Discórdia, em Barcelona. Localizada no Passeig de Gracia, número 41, como as outras duas foi produto de reforma de uma edificação anterior.


O edifício de apartamentos, construído em 1875, foi reformado pelo arquiteto Josep Puig i Cadafalch entre 1898 e 1900 para o chocolateiro Antoni Amatller. Sua inspiração germânica se evidencia no original frontão escalonado, mas há uma combinação com elementos góticos, como o esgrafito da fachada e do interior da portaria, os rendilhados de pedra dos balcões e molduras de janelas, os vitrais e as cerâmicas. O portão principal, que dava acesso à fábrica de chocolates localizada no pavimento térreo, apresenta uma imagem de São Jorge (San Jordi, o padroeiro da Catalunha), mostrando o nacionalismo do projetista e de seu cliente.


Atualmente, o Institut Amatller d’Art Hispánic (Instituto Amatller de Arte Hispânica), que ocupa dois de seus pavimentos, dedica-se a preservar a memória da edificação, além de colocar à disposição de pesquisadores uma biblioteca especializada e uma fototeca. O Centro Cultural do Brasil em Barcelona, instituição ligada ao Consulado Brasileiro desta cidade, funciona no 3º pavimento da Casa Ametller.


A portaria e a Galeria que ficam localizadas no pavimento térreo são de livre acesso ao público.


***


Veja mais imagens desta edificação e aprecie seus detalhes em Digital Imaging Project e em All Gaudí.


A Wikimedia Commons disponibiliza outras imagens, de livre copyright.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados