Art Nouveau

HOFFMANN, Josef (1870-1956)


Fonte: Wikipedia, ca. 1902.

Josef Maria Hoffmann, nascido na atual República Tcheca, estudou na Akademie der bildenden Künste Wien (Academia de Belas-Artes de Viena), onde foi aluno de Otto Wagner e graduou-se com o Prix de Rome em 1895. Trabalhou no escritório daquele professor e ali ajudou a fundar a Secessão Vienense, em 1897.


Em 1899, começou a lecionar na Escola de Artes Aplicadas de Viena, e, em 1903, juntamente com o banqueiro Fritz Wärndorfer e Koloman Moser, fundou uma comunidade de artesãos, com o objetivo de produzir bens de qualidade superior, exclusivos e requintados. Esta associação se tornaria famosa sob a denominação de Wiener Werkstätte, instituição que funcionaria até 1932. Em 1907, ele ajudaria a fundar a Deutscher Werkbund.


O estilo do arquiteto, com o tempo, se tornou mais sóbrio e abstrato, limitando-se a estruturas funcionais. Alguns produtos projetados por ele se tornaram clássicos, como a cadeira Sitzmachine (Máquina de Sentar, 1905). Em 1906, ele construiu o Sanatório Purkersdorf, o qual serviu como precedente importante e inspiração para a Arquitetura Moderna no século XX.


No entanto, a obra-prima de sua carreira foi o Palais Stoclet (Palácio Stoclet, 1905-11), construído em Bruxelas, que também é considerado o exemplar mais completo do Sezessionstil (estilo Secessão). O edifício, encomendado por um rico banqueiro, está repleto de pinturas de Klimt e foi totalmente mobiliado e equipado com produtos desenvolvidos pela Wienner Werkstätte. A torre está coroada por quatro figuras de cobre do escultor alemão Franz Metzner.


Após a Primeira Guerra Mundial, Hoffmann foi nomeado arquiteto municipal de Viena, dedicando-se à concepção de habitações de baixo custo para operários. Um destes protótipos foi construído por ele na Exposição do Deutscher Werkbund de Viena, ocorrida em 1932.


***


Biografias bastante completas de Hoffmann pode ser encontrada em MoMa e, ainda, em Archinform e Wikipedia.


A evolução das obras do arquiteto pode ser apreciada na Wikimedia Commons, que apresenta imagens livres de copyright.


Carl SCHORSKE, em Viena fin-de-siècle: política e cultura (1998) São Paulo, Companhia das Letras, descreve o contexto social e cultural em que viveu Hoffmann, abordando o papel desempenhado pelos arquitetos e artistas de então.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados