Victor Horta foi um dos expoentes da arquitetura Art-Nouveau, exercendo grande influência sobre outros arquitetos da época, como Hector Guimard. Estudou na Academia Real de Belas Artes de Ghent – sua cidade natal. Trabalhou em Paris e, quando retornou à Bélgica, estabeleceu-se em Bruxelas. A partir de 1885, Horta começou a trabalhar sozinho, desenvolvendo um estilo próprio, baseado nas formas curvas, de inspiração vegetal.
Entre 1893 e 1894, projetou e construiu o Hôtel Tassel (Casa Tassel), em Bruxelas, considerado o primeiro edifício construído no estilo Art-Nouveau. Nesta cidade, há um conjunto significativo de suas residências, que, além do Hôtel Tassel, inclui o Hôtel Van Eetvelde (1895-1901), o Hôtel Horta (1898-1901) e o Hôtel Solvay (1895-1900), conjunto este designado Patrimônio Mundial pela UNESCO. O Hôtel Horta abriga, hoje em dia, o Museu Horta, totalmente dedicado ao Art-Nouveau.
Dando uma dimensão plástica aos novos materiais, o aço e o vidro, e empregando a pedra de forma inovadora, sua arquitetura é de caráter fortemente decorativista. A estrutura não é oculta, como nos estilos historicistas, mas transforma-se de forma a fazer parte integrante da decoração.
Gradualmente, os projetos de Horta tornaram-se mais simplificados e menos extravagantes. As formas orgânicas perderam espaço para desenhos mais geométricos, mas suas plantas baixas continuaram a ser concebidas de maneira racional. O Palais des Beaux-Arts (Palácio de Belas Artes, 1922-24), em Bruxelas, foi um exemplo desta sua nova forma de projetar, prenunciando o Art-Déco.
Em 1927, Horta tornou-se diretor da Académie Royale des Beaux-Arts, permanecendo nesse cargo até 1931. Apenas um ano mais tarde, em reconhecimento ao seu trabalho, ele foi agraciado com o título de Barão, por Albert I da Bélgica.
***
Mais detalhes sobre a vida e obra de Victor Horta em Wikipedia e Senses.
As residências listadas pela UNESCO podem ser conhecidas em detalhe, inclusive seus desenhos originais, em Great Buildings.
Imagens de exteriores e interiores de diversas obras de Horta podem ser vistas em Art-Nouveau.
Informações bastante completas sobre a vida e a obra do arquiteto também podem ser encontradas em Archinform.