Art Nouveau

Hôtel d’Horta


Fonte: Acervo Bluffton Univ., foto de Mary Ann Sullivan, 2007.

Hôtel d’Horta (Residência Horta)

Bruxelas, 1898-1901

Arq. Victor HORTA


Horta já era um arquiteto reconhecido quando construiu seu ateliê e sua residência na Rue Américaine, números 23-25, respectivamente, em Bruxelas, tendo vivido aí até seu divórcio, em 1906. Horta continuou realizando acréscimos e modificações, por exemplo, introduzindo uma entrada de garagem, em 1911. Ambas as partes se comunicavam interiormente, mas mantiveram sua individualidade externa. As duas partes do edifício foram separadas em 1926 e, em 1961, a ala residencial foi comprada pela Municipalidade e transformada no Museu Horta, inaugurado em 1969. Mais tarde, a parte comercial também foi integrada ao Museu, que abriga mobiliário original ou análogo, mantendo a concepção do arquiteto.


As inovações estilísticas introduzidas por esta edificação se caracterizam por seus planos abertos, pelo uso da luz natural, pela assimetria e pela integração de linhas sinuosas à estrutura de ferro fundido. Os elementos estruturais foram deixados aparentes e se harmonizam com os demais elementos da decoração. Outra característica é o detalhamento minucioso dos acabamentos, desde o mosaico dos solos até as ferragens das aberturas. O bronze foi utilizado em diversos elementos.


Na parte residencial, o espaço é distribuído em meios níveis, proporcionando uma subida gradual. Seu interior é profusamente iluminado pela presença de uma clarabóia sobre a caixa da escada, elemento que também aparece no edifício do ateliê.


A edificação foi declarada Patrimônio universal pela UNESCO em 2000.


***


Uma descrição detalhada desta edificação pode ser encontrada em Inventário do Patrimônio Belga.


Imagens externas, de livre copyright, podem ser vistas no Digital Imaging Project.


O Museu Horta está aberto ao público, mas há certas restrições a visitas de grupos, que devem ser agendadas com antecedência. O Museu oferece, ainda, uma visita virtual, em que pode ser apreciada a complexidade dos espaços deste projeto arquitetônico.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados