Art Nouveau

Castel Béranger


Fonte: Acervo Structurae, foto de Jacques Mossot, s/d.

Castel Béranger (Castelo Béranger)

Paris, 1894-98

Arq. Hector GUIMARD


As primeiras propostas de Hector Guimard para este edifício de 36 apartamentos localizado no número 14 da Rue de La Fontaine, em Paris, e que lhe conferiam estilo medieval, foram abandonadas pelo arquiteto após seu encontro com Victor Horta, em Bruxelas. A construção tornou-se um manifesto Art-Nouveau e recebeu a primeira colocação num concurso de fachadas promovido pela Municipalidade de Paris, em 1897.


Horta aplicou aí o princípio de unidade entre interior e exterior, projetando a edificação e todo o seu interior, incluindo tapeçarias e algum mobiliário. O edifício está estruturado em concreto armado e aço e emprega materiais variados - tijolos, diferentes tipos de pedra e cerâmica -, destacando os diferentes volumes que o compõem, como os das janelas que se projetam sobre o jardim e o passeio público.


Obra de transição e considerada a primeira do Art-Nouveau fora da Bélgica, o Castel Béranger alia referências vernáculas e eruditas. Apesar de apresentar alguns elementos figurativos, verifica-se uma crescente abstração, observada no desenho das grades de portas, janelas e demais aberturas, bem como em outros elementos, que se tornaria conhecido como “Estilo Guimard”.


Antes de casar-se, Guimard habitou um apartamento do andar térreo e teve como vizinho ao pintor Paul Signac.


***


Mais imagens do edifício podem ser vistas em Structurae.


Os interiores aparecem, com riqueza de detalhes, em Flickriver.


Uma aula de 9 minutos sobre o Castel Béranger (em francês) está disponível em Netprof.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados