Fundada em 1845 com o nome de Glasgow Government School of Design, esta instituição estabeleceu-se, mais tarde, no número 167 da Renfrew Street, em um novo prédio projetado pelo arquiteto Mackintosh – vitorioso na competição de projetos então havida. A primeira etapa da edificação foi concluída em 1899 e a segunda, em 1909. A Escola teve um rápido crescimento e obteve renome em função da obra dos artistas que aí se formaram. Mais tarde, a Faculdade de Arquitetura da Glasgow School of Art (GSA) foi batizada com o nome de seu arquiteto.
O edifício apresenta influencia da arquitetura vernácula escocesa, adotando uma aparência exterior austera, com fachadas assimétricas compostas de maciças paredes de pedra, mas integra elementos construtivos ligeiros, de motivos florais e geométricos, empregando modernas técnicas e os novos materiais de então. Os interiores foram minuciosamente detalhados, com colaboração de Margaret MacDonald, incluindo luminárias elétricas, tapeçarias, móveis e outros elementos.
Na biblioteca da GSA fica bastante clara sua ligação com o Arts & Crafts inglês e seu conceito de “estética total” e, ainda, com a arquitetura do Modernisme catalão.
***
Mais informações sobre o edifício e seu projeto podem ser buscadas em Great Buildings e em Scot Cities.
No site da Glasgow Architecture há uma descrição da história do edifício e suas posteriores ampliações, apoiadas por diversas imagens.
Um vídeo sobre as obras de conservação do edifício foi postado no YouTube.