O Palau Güell é uma grande casa burguesa localizada no Carrer Nou de la Rambla, n. 3-5, em Barcelona, Espanha. O Palácio, propriedade original da família Güell, começou a ser construído em 1886, com base no projeto de Gaudí.
Nesta edificação, o arquiteto experimentaria soluções que viria a realizar plenamente na Casa Millá, como a floresta de chaminés e dutos de ventilação recobertos por trencadís. A sala de recepção possui as paredes e o teto muito ornamentados, disfarçando a existência de pequenas janelas de onde os moradores podem enxergar os visitantes.
Em 1945, Mercé Güell vendeu o palácio para a Diputació de Barcelona, que o transformou em museu. Entre 1974 e 1976, o museu foi restaurado e, entre 1983 e 1997, Antoni González Moreno-Navarro dirigiu a última restauração geral do prédio, incluindo novas interpretações das chaminés e as aberturas no teto. Apenas uma destas conserva o mosaico original de Gaudí.
Novas intervenções se deram entre 2004 e 2011, encontrando-se o Palau Güell novamente aberto ao público a partir de então.
O edifício foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1984, juntamente com outras obras do arquiteto.
***
Informações práticas sobre a visitação são encontradas no site do Palau. O catálogo da visita, contendo plantas baixas e imagens, poder ser baixado aqui.
Outras imagens deste edifício estão disponíveis em Digital Image Project e em Eppstein Web Photo Galery.
Uma descrição completa da obra, incluindo a relação de todos os que colaboraram na construção, encontra-se em All Gaudí.