A Igreja de São Leopoldo (patrono da Áustria), construída entre 1904 e 1907 e localizada em Steinhof, Penzing (14º distrito de Viena), foi projetada pelo arquiteto austríaco Otto Wagner. O templo faz parte do complexo do Hospital Psiquiátrico de Steinhof (hoje ‘Centro de Medicina Social Baumgartner Höhe’ ou, simplesmente Otto Wagner Spital) e é considerado um dos mais importantes exemplares mundiais do Art-Nouveau.
O arquiteto trabalhou em conjunto com Koloman Moser, que, apesar de protestante, colaborou com a elaboração de belos mosaicos e vitrais, e com Othmar Schimkowitz, encarregado das esculturas de anjos. Todos os detalhes restantes foram desenhados por Wagner.
A edificação faz parte de uma série de obras realizadas do final de sua carreira, nas quais o arquiteto adotou uma gramática formal mais simples e menos decorativa e ornamentada e, ainda, com protagonismo à funcionalidade. Os espaços são projetados em atenção aos pacientes do sanatório, criando soluções especiais como saídas de emergência, instalações sanitárias adaptadas, confessionários amplos e criando setores de uso exclusivo do clero. São evitados arestas e cantos vivos e o pavimento da nave é ligeiramente inclinado para permitir melhor visão dos fiéis.
Exteriormente o templo é recoberto por finas placas de mármore de Carrara, fixadas com rebites metálicos – mesmo recurso utilizado por Wagner no Austrian Postal Savings Bank -, transformando um requisito técnico em elemento estético. Em seu interior, a igreja resguarda algumas particularidades, como referências à Santa Dymphna, padroeira de doenças mentais, e São Clemente, padroeiro da cidade de Viena, assim como um órgão feito por Franz Josef Swoboda, mestre do ofício na virada do século.
Os horários de visitação são reduzidos, constando de uma visita semanal, nas quartas-feiras de abril a outubro, com encontro no foyer do edifício administrativo às 14h. As visitas de grupos podem acontecer em outros dias, mediante prévio agendamento.
***
Em 360 Cities há vistas de 360o dos exteriores e interiores da Igreja.
Mais informações podem ser obtidas em Wikimedia e Wikipedia e, ainda, em Digital Imaging Project, sítios eletrônicos em que as imagens são de livre uso.
Você pode apreciar, ainda, a evolução da arquitetura de Wagner e ver e baixar outras imagens desta e de outras edificações em Wikimedia Commons.