Toulose-Lautrec, nascido em uma família aristocrática em Albi, França, mostrou desde cedo talento para a pintura, compensando, assim, sua inadequação física às atividades esportivas que faziam parte do estilo de vida da Belle Époque. Estudou nos melhores estúdios de pintura em Paris, estabelecendo-se em Montmartre, reduto boêmio da cidade, onde viveria a maior parte de sua vida adulta.
Seu estilo de pintura era bastante influenciado pelo trabalho de Monet, Degas, Van Gogh e, ainda, Beardsley, e pelas linhas fluidas da gravura japonesa. A luz, a cor e a linha tinham grande importância em sua obra, que retratava o cotidiano de pessoas que viviam e trabalhavam à noite, nos teatros, cabarés, prostíbulos, bares e cafés, e seus freqüentadores.
O artista também se dedicou aos cartazes, tornando a linguagem publicitária mais concisa; também soube tomar partido da técnica litográfica, utilizando diferentes texturas e a cor pura em grandes áreas planas, incorporando os dizeres ao desenho e adotando uma composição dinâmica.
A obra publicitária de Toulouse-Lautrec desfrutou de grande popularidade, na época, mas somente muito tempo depois de sua morte ele obteve reconhecimento de suas contribuições no campo artístico, antecipando-se ao fauvismo, ao cubismo e ao expressionismo.
***
Mais informações sobre a vida e a obra do artista podem ser encontradas na Wikipedia e em Arte España.
A coleção completa dos trabalhos do artista pode ser encontrada em Toulouse-Lautrec Foundation.
Algumas obras podem ser localizadas em Web Musée, que também propicia sua ficha técnica.
Imagens com boa definição e de livre copyright podem ser encontradas em Wikimedia Commons.