Josep Puig i Cadafalch nasceu em Mataró, Catalunha, sendo um dos arquitetos mais importantes do ‘Modernismo’ catalão, denominação local para o Art-Nouveau. Formou-se em 1891, foi nomeado professor na Escola de Arquitetura de Barcelona, trabalhou também como arquiteto e tornou-se ativo na política nacionalista catalã. De 1914 a 1923 foi Presidente da Mancomunidad da Catalunha, onde criou um plano para o desenvolvimento da educação e da cultura, construiu novas estradas e desenvolveu a agricultura.
Discípulo de Lluís Domènech i Montaner, suas obras são divididas em três períodos diferentes. O primeiro corresponde ao Modernisme, utilizando-se o arquiteto de elementos de inspiração nórdica. Pertencem a esse período edifícios como a Casa Amatller, a Casa Macaya (1901), a Casa Marti (onde se estabeleceu o café Els quatre gats) e a Casa de les Puntxes. O segundo período baseou-se no gosto da pequena nobreza, com uma arquitetura mais racional e prática. Já o terceiro momento foi o mais monumental, com os edifícios inspirados na arquitetura romana e suas paredes amarelas, com colunas utilizadas como elementos estruturais.
Além de trabalhar com a arquitetura, foi um historiador especializado na arte românica e gótica, escrevendo vários livros sobre o assunto. Em 1942 foi designado presidente do Instituto de Estudos Catalães, instituição que ajudou a fundar, ocupando essa posição até a sua morte, em 1956.
***
Mais detalhes sobre a vida e a obra de Puig i Cadafalch podem ser conhecidos em All Gaudí e em Wikipedia.
Imagens das obras do arquiteto podem ser vistas e baixadas livremente de Wikimedia Commons.
Uma relação bastante completa de suas obras encontra-se em Archinform.