Alfons Maria Mucha, pintor e desenhista, nasceu em Ivancice, na atual República Tcheca. O Conde Karl Khuen, impressionado com o seu trabalho, patrocinou os estudos de Mucha na Akademie der Bildenden Künste München (Academia de Belas Artes de Munique), e mais tarde, na Académie Julian e na Colarossi Académie, ambas na França. Ele não se destacou apenas na pintura, mas na criação de cartazes, anúncios, ilustrações de livros, bem como no design de jóias, tapetes e papel de parede.
Seu estilo inconfundível foi inicialmente chamado de ‘Estilo Mucha’ e, mais tarde, tornou-se o próprio Art-Nouveau. Em suas obras, era muito comum o uso de tons pastéis, a presença de belas moças rodeadas de flores, com composições fortes e curvas sensuais derivadas da natureza.
Em 1894 criou o cartaz para o espetáculo Gismonda, de Sarah Bernhardt, inaugurando uma parceria criativa que duraria muitos anos. Seu trabalho tornou-se conhecido mundialmente durante e Exposição Universal de Paris de 1900, quando ajudou a compor o Pavilhão da Bósnia-Herzegovina, o que lhe rendeu viagens para os EUA e diversas encomendas naquele País.
No entanto, Mucha não estava interessado na fama que a sua arte comercial havia conquistado, pois ele falava que a arte existia apenas para comunicar uma mensagem espiritual. A obra-prima a que ele se dedicou durante dezoito anos é a Slovanská Epopej (Epopéia Eslava), uma série de vinte pinturas que descrevem a história de seu país e dos povos eslavos como um todo. Em 1928, as telas que compõem esta coleção foram apresentadas na cidade de Praga e atualmente encontram-se expostas no castelo de Morovsky Krumlov.
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Uma completa biografia de Mucha e obras exemplares podem ser conhecidas em JVJ Publishing e em Wikipedia.
Coleções de obras do artista estão disponíveis em ABC Gallery, Good Art, Museum Syndicate, Mucha Foundation e Mucha Museum.