Considerada um dos maiores exemplares da arquitetura modernista catalã, a Igreja da Sagrada Família, como é conhecida, é um templo cristão projetado e parcialmente executado pelo arquiteto Antoni Gaudí. O trabalho iniciou em 1882, por Francesc Del Pillar, mas foi assumido por Gaudí já em 1883, contando com sua dedicação até 1926, ano em que faleceu. O termo expiatório se deve ao fato de que o templo deveria ser totalmente custeado com as esmolas dos fiéis.
Gaudí imprimiu seu estilo à construção, antes concebido em estilo gótico-renascentista, utilizando formas inspiradas na natureza e utilizando de maneira pessoal e livre a simbologia religiosa. Em planta, o templo possui a forma de cruz latina, com o altar-mor sobre a cripta, rodeado por sete capelas absidiais. O comprimento total do templo, incluindo a nave e abside é de 95 metros, com uma superfície edificada de 4500 m². Quando terminado, o templo terá 18 torres e capacidade para acolher 14.000 pessoas, sendo, por isso, também chamado de ‘Basílica’.
O projeto e a construção do templo, localizado no Carrer Mallorca 401, contaram com vários colaboradores. Trabalharam com Gaudí Josep María Jujol, Cèsar Martinell i Brunet e Joan Rubió i Bellver. Na sequência, assumiu Doménec Sugrañes i Gras, que acabou a fachada da Natividade iniciada por Gaudí. Francesc Quintana Vidal, Isidre Puig Boada, Lluís Bonet i Gari terminaram a fachada da Paixão, nos anos 1940, superando o impasse criado pela destruição dos planos originais durante a Guerra Civil de 1936. Nos anos de 1980, as obras foram assumidas por Francesc Cardoner e, hoje em dia, são dirigidas por Jordi Bonet i Armengol, que introduziu a tecnologia informatizada para o detalhamento do projeto. Atualmente são empregadas técnicas que incluem pré-fabricação de elementos e pré-tensão.
A obra por muito tempo não teve uma previsão para sua conclusão, mas o andamento da obra leva a crer que esta poderia ocorrer em 2026, ano do centenário da morte de Gaudí.
A fachada da Natividade e a Cripta do Templo, ambas construídas por Gaudí, foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 2005.
***
Muitas imagens e alguns elementos do projeto podem ser obtidos em Great Buildings.
Informações sobre as atividades religiosas e culturais, uma visita virtual e imagens atualizadas estão no site oficial da Sagrada Familia.
Uma visita virtual, que inclui exteriores, pode ser feita em Fundación Telefónica.
Em All Gaudí encontram-se a história detalhada do edifício e informações práticas sobre a visitação.