Henri Sauvage foi um arquiteto e desenhista francês, nascido em Rouen. Ele estudou na École des Beaux-Arts (Escola de Belas Artes) em Paris, durante os anos de 1892 a 1903, sendo desde cedo influenciado pelo estilo Art-Nouveau.
Nos primeiros anos de sua carreira, desenvolveu padrões de tecidos, papéis de paredes, objetos de cerâmica e joalheria, enfocando-se mais na arquitetura a partir dos anos de 1920. São dele as tapeçarias decorativas do Castel Béranger, especialmente realizadas por encomenda de Hector Guimard. Em 1898, como o início da construção da sua Villa Majorelle, em Nancy, obteve uma precoce fama internacional.
Entre os anos de 1902 e 1916, trabalhou em parceria com o arquiteto Charles Sarazin, fundando com ele, em 1903, a Société des logements hygiéniques à Bon marché (Sociedade de moradias higiênicas econômicas). Sauvage integrou rigorosos princípios higienistas na concepção e na construção dessas moradias, privilegiando, principalmente, a iluminação e ventilação, além de empregar um método de projeto racionalista, baseado em Viollet-le-Duc.
Esta preocupação aparece na sua Maison à Gradins Sportive (Residência Escalonada Esportiva, 1912), construída em Paris. Além disso, como Auguste Perret, ele foi um dos primeiros arquitetos franceses a fazer uso do concreto armado na arquitetura doméstica.
Interessado em ampliar o uso de novas tecnologias, na década de 20 começou a trabalhar com elementos pré-fabricados e com a racionalização da construção, trabalhando com o aço, o cimento-amianto e o concreto. Depois de passada a moda Art-Nouveau, Sauvage seguiu com trabalhos formalmente mais simplificados, que podem ser enquadrados na corrente Art-Déco.
Sua contribuição para as artes decorativas e a Arquitetura foi reconhecida, em 1926, quando recebeu a Légion d’honneur (Legião de Honra). Dezessete obras suas estão arroladas na lista do patrimônio arquitetônico da França.
***
Mais detalhes sobre a vida e a obra de Henri Sauvage podem ser encontrados em Wikipedia, Archinform e Great Buildings.
Imagens de livre uso de obras do arquiteto podem ser vistas e baixadas desde Wikimedia Commons.
Há um grande acervo de informações e imagens originais dos projetos de Sauvage em Archiwebture.