Art Nouveau

Hôtel de Van Eetvelde


Fonte: Wikimedia Commons, foto de François Bernardin, 2008.

Hôtel de Van Eetvelde (Residência Van Eetvelde)

Bruxelas, 1895-1901

Arq. Victor HORTA


O Hôtel de Van Eetvelde é uma residência projetada por Victor Horta para o Diplomata Edmong van Eetvelde, construída na Avenue Palmerston, número 4, em Bruxelas. Um pouco mais tarde, em 1899, o cliente encomendou ao arquiteto uma edificação contígua, com escritórios e apartamentos para renda, edificada no número 2 da mesma avenida, esquina com o Square Marie-Louise. O conjunto de edifícios sofreu acréscimos, modificações e divisões realizados por Horta - o que garantiu sua coerência formal -, adaptando-se às sucessivas mudanças de uso.


Na fachada do edifício residencial foi adotada uma estética claramente industrial, que deixa aparente a estrutura metálica do balanço. Este suporta grandes janelas de vidro e painéis de fechamento em pedra, esculpidos em baixos relevos. Os detalhes introduzem materiais nobres e raros e revelam influência das formas orientais. Os anexos apresentam uma estética mais convencional, sendo totalmente em pedra branca, o mesmo ocorrendo com o edifício de apartamentos.


A residência apresenta um programa complexo; segundo o arquiteto, o mais ambicioso de sua vida profissional. O pavimento térreo se destina aos serviços, o primeiro pavimento abriga os espaços de recepção e os espaços privados se encontram no segundo e no terceiro pavimento. O jardim de inverno, com uma grande clarabóia, introduz a luminosidade interior que é uma constante preocupação do arquiteto em seus projetos.


A residência (número 4) foi listada como Monumento Nacional em 1971, e o edifício de apartamentos (número 2), em 1975. Os imóveis formam parte do conjunto de obras de Victor Horta listadas pela UNESCO como Patrimônio Universal, no ano 2000.


Atualmente ambos os edifícios pertencem a entidades privadas e só é possível conhecer os interiores do Hôtel através da ARAU, mediante petição de um grupo previamente organizado.


***


Mais informações sobre a história do conjunto e reprodução de partes do projeto podem ser encontradas no Inventário do Patrimônio Belga.


Outras imagens podem ser encontradas em Digital Imaging Project.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados