Art Nouveau

OLBRICH, Joseph Maria (1867-1908)


Fonte: Wikimedia, autor desconhecido, ca. 1908.

Joseph Maria Olbrich, nascido na atual República Tcheca, foi arquiteto, designer e artesão de grande influência em Viena. Primeiramente, estudou arquitetura na Wiener Staatsgewerbeschule (Escola Nacional Industrial de Viena) e depois, na Akademie der bildenden Künste Wien (Academia de Belas-Artes de Viena), onde se destacou como estudante, tendo ganhado, entre outros, o Prêmio de Roma, em 1893. Apenas um ano mais tarde começou a trabalhar com Otto Wagner, ajudando-o com os projetos e desenvolvimento de elementos de decoração para os mesmos, como na entrada do Metro Karlsplatz.


Em 1897, Olbrich fundou, juntamente com Gustav Klimt, Josef Hoffmann e Koloman Moser, o movimento da Secessão Vienense. Olbrich exerceu um importante papel na história da Arte porque seu trabalho, de grande liberdade formal, apontou um caminho para o Expressionismo e para o Art-Nouveau em geral.


Entre seu projetos mais conhecidos encontram-se o edifício-sede da Secessão Vienense, marco do movimento, realizado em colaboração com Klimt e Moser, e a Colônia de Artistas de Darmstadt.


A maior parte de suas obras são funcionais, maciças e dinâmicas, com elementos decorativos e esculturas monumentais. Além de edificações, também projetou cerâmica, móveis, instrumentos musicais e utensílios de metal, os quais possuem detalhes geométricos e formas harmoniosas.


***


Detalhes sobre a vida e a obra de Olbrich podem ser encontrados em Senses, Archinform, Wikipedia e Answers.


Wikimedia Commons disponibiliza imagens, de livre copyright, de algumas obras e objetos projetados pelo arquiteto.


Carl SCHORSKE, em Viena fin-de-siècle: política e cultura (1998) São Paulo, Companhia das Letras, descreve o contexto social e cultural em que viveu Olbrich, abordando o papel desempenhado pelos arquitetos e artistas.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados