A sede da Secessão Vienense foi construída, em 1897, na Friedrichstrasse 12, em Viena, como um manifesto do grupo de artistas, arquitetos e intelectuais que integravam o movimento. O prédio, um projeto do arquiteto Joseph Maria Olbrich, consiste basicamente de um salão de exposições, coberto por uma cúpula formada por folhas de louro douradas, em homenagem ao deus grego Apolo. O prédio conta com o Friso Beethoven, famosa pintura mural de Klimt, de 1902, que integrou a 14ª Exposição da Secessão de Viena.
Sobre a entrada principal, o slogan Der Zeit ihre Kunst, Der Kunst ihre Freiheit (‘A cada época sua arte, à arte sua liberdade’, em tradução livre) esclarece sobre os ideais artísticos do grupo, para o qual o artista deve assumir a vanguarda na transformação da arte e da sociedade. Logo abaixo, três górgonas representam as artes clássicas – Pintura, a Escultura e a Arquitetura -, que, de acordo com o mesmo ideário, deveriam ser integradas.
O edifício sofreu com bombardeios e incêndios durante a Segunda Guerra, tendo sido recuperado em 1963, quando um mezzanino foi acrescentado. A renovação mais recente ocorreu em 1989, sob a responsabilidade do Arq. Adolf Krischanitz, para adequar o espaço às suas atividades culturais. O espaço recebe anualmente cerca de vinte exposições, a maioria delas de arte de vanguarda, e sua programação inclui eventos paralelos como simpósios, palestras e leituras.
***
Great Buildings mostra algumas imagens exteriores do edifício e elementos do projeto original – planta e corte. Alguns detalhes da fachada podem ser conhecidos em Wikimedia Commons.
Informações práticas e a programação cultural podem ser obtidas na Sede da Secessão Vienense, onde consta, ainda, material sobre a historia do edifício e algumas vistas atuais de seus interiores.