A Porta Dauphine, inaugurada em 1900, é a entrada oeste da Linha 2 do Metrô de Paris. Foi a primeira a ser construída a partir dos modelos de entradas de estação que o arquiteto Hector Guimard projetou entre 1899 e 1913. Guimard foi também responsável pelo projeto do sistema de transporte, encomendado pela Compagnie Du Metropolitain de Paris (CMP), mas ganhou notoriedade pela originalidade de suas estações.
Construindo com vidro e peças pré-fabricadas de ferro fundido, o arquiteto primou pelo uso de formas orgânicas e de cores vibrantes, características do chamado “estilo Guimard”. Oitenta e seis de suas estações ainda estão de pé e fazem parte, desde 1978, da lista de Monumentos Históricos de Paris.
O nome desta entrada foi dado em homenagem a Dauphine Marie Antoniette, casada com o rei Luís XVI.
***
Esta e outras estações do Metrô de Paris, de autoria de Guimard, podem ser conhecidas em L’Art Nouveau. Plantas e elevações do projeto original para a Porte Dauphine estão em Great Buildings.
Há uma aula de 12 minutos sobre a Porte Dauphine em Netprof.
A segunda mais famosa estação de Guimard, a Abbesses, construída em 1912 e localizada em Montmartre, foi cenário do filme Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain, filme dirigido por Jean-Pierre Jeunet em 2001, originalmente chamado Amélie des Abbesses.