Henri Deglane foi um arquiteto e professor francês. Aluno da École des Beaux Arts de Paris (Escola de Belas Artes de Paris), ganhou o Prix de Rome (Prêmio de Roma), em 1881. Obteve projeção ao participar de concursos públicos e assumiu cargos oficiais na Prefeitura de Paris, tornando-se arquiteto-chefe do Conseil des Bâtiments Civils (Conselho das Construções Civis), em 1894.
Participou, de 1896 a 1900, da concepção e construção do Grand-Palais (Grande Palácio) na Champs-Elysées, que seria o pavilhão de exposições principal da Exposição Universal de Paris de 1900. O projeto foi uma obra coletiva, desenvolvida com os arquitetos Albert Louvet (primeiro lugar no concurso) e Albert Thomas (terceiro lugar). Deglane (segundo lugar) ficou mais conhecido por ser o responsável pela fachada principal e pavilhão central do edifício, inspirados no Palácio de Cristal da Exposição de Londres de 1951. Sua inovação foi ter recoberto parte da estrutura metálica por alvenarias de pedra. Externamente o estilo adotado foi o Neoclássico, mas a estrutura da cobertura, em aço e vidro, assumiu o estilo Art-Nouveau.
O arquiteto obteve reconhecimento por obras oficiais e civis de sua autoria, e acabou eleito membro da Academia de Belas-Artes francesa, em 1918.
***
Em Art Fact e em Wikipedia há outras informações biográficas de Deglane.
O projeto do Gran Palais pode ser conhecido, em detalhe, em Musées Nationaux, sítio que abriga, ainda, uma visita virtual ao edifício.