Art Nouveau

MACKINTOSH, Charles Rennie (1868-1928)


Fonte: http://www.crmsociety.com, ca. 1893.

Mackintosh é a figura mais lembrada quando se fala na ‘Escola de Glasgow’, nome pelo qual ficou conhecido o Modern Style aí desenvolvido. Mackintosh iniciou sua formação como aprendiz no escritório de arquitetos locais e completou os estudos na Glasgow School of Art (Escola de Arte de Glasgow). Realizou uma viagem de estudos para a Itália, recebida como prêmio por sua destacada atuação como estudante. Mais tarde, participou da 8ª Exibição da Secessão Vienense e exposições internacionais, em Turim, Moscou e outros lugares, ocasiões em que se ampliou externamente seu prestígio. Também foi vitorioso no concurso realizado para a nova sede da Glasgow School of Art, em 1898, que lhe deu a chance de demonstrar algumas de suas idéias.


Falar de Mackintosh supõe lembrar seus associados, James Herbert MacNair (1868-1955), responsável por pinturas e desenho de mobiliário, e suas respectivas esposas, as irmãs Margaret (1865-1933) e Frances Macdonald (1873-1921), que desenvolveram trabalhos em metal e desenhos têxteis, relevos em gesso e desenho de painéis. Esta associação informal ficou conhecida como The Glasgow Four (Os quatro de Glasgow).


A encomenda para The Willow Tearooms (Salas de chá ‘O Salgueiro’, 1897-1904), na Buchanan Street, em Glasgow, feita por uma grande mecenas do grupo, oportunizou a realização plena do ideal de “estética total”. O projeto de reforma de interiores e da fachada incluiu todos os detalhes, inclusive talheres e esculturais cadeiras de espaldar alto, e contou com a colaboração de George Henry Walton.


Um projeto bastante mencionado de Mackintosh é a House for an Art Lover (Casa para um amante da Arte). Este projeto ideal foi desenvolvido com Margaret entre 1889 e 1901 e a construção somente foi empreendida em 1989, com base no portfólio de desenhos deixados pela dupla.


Outra obra muito conhecida é a Hill House (Casa da Colina, 1902), construída em Helensburgh, em que aparecem as mesmas idéias desenvolvidas na House for an Art Lover. Mackintosh incorporou aí muitos elementos vernáculos, na busca de uma expressão nacional escocesa para sua arquitetura, mas não é indiferente ao japonismo de sua época. A rosa, que aparece como tema recorrente nas obras do grupo, poderia ser uma menção à sua simbologia esotérica da Ordem Rosacruz.


Devido às situações econômicas difíceis que se seguiram à Primeira Guerra e à indiferença com que as obras eram recebidas na Inglaterra, Mackintosh acabou por abandonar a arquitetura e dedicar-se à pintura, a partir de 1923.


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Mais informações sobre a vida e obra de Mackintosh estão em Scottish Architects, Archinform, CRM Society e Undiscovered Scotland.


A obra do The Glasgow Four pode ser mais bem conhecida em BBC e E-Architect.


Um vídeo-tour pela obra de Makintoosh pode ser realizado em Youtube.

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