Art Nouveau

Kunstgewerbeschule Weimar


Fonte: Wikipedia, foto de R. Möller, 2005.

Kunstgewerbeschule Weimar (Escola de Artes Aplicadas de Weimar)

Weimar, 1905

Arq. Henry VAN DE VELDE


Em 1902, Henry Van de Velde começou organizar uma Escola de Artes Aplicadas em Weimar, a convite do seu Grão-Duque. Em 1919, após o término da Primeira Guerra Mundial, esta passou a ser sede da Bauhaus.


O projeto é composto por duas alas e se situa no número 7 da Geschwister-Scholl Strasse. A ala leste, conhecida como ‘Edifício Van de Velde’, foi inaugurada em 1905, e abrigou inicialmente uma escola de escultura e arte. A ala sul, inaugurada em 1906, constava de uma escola de ofícios, mantendo essa configuração até 1915.


O uso de grandes aberturas na edificação provém da preocupação de Van de Velde em deixar o ambiente mais permeável à visão externa e à luz natural, diminuindo assim o uso de luz elétrica. Um ponto de interesse é o núcleo de circulação, composto por uma escadaria em espiral, e a reconstituição de três painéis de Oskar Schlemmer, de 1923.


Em 1966, o edifício entrou para a na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele também é reconhecido como precursor das ideias modernistas aplicadas por Walter Gropius à seguinte sede da Bauhaus, em Dessau.


Hoje em dia, o edifício abriga o Departamento de Design da Bauhaus-Universidade de Weimar, a Faculdade de Arquitetura e o gabinete do Reitor.


***


Um passeio virtual pelo edifício pode ser feito na página da Universidade.


Mais detalhes sobre o projeto e esta obra podem ser conhecidos em Archinform.


Em 2009, aconteceu a exposição comemorativa do centenário da criação da Bauhaus, The Bauhaus comes from Weimar, com material em grande parte pertencente ao Museu Bauhaus.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados