Em 1902, Henry Van de Velde começou organizar uma Escola de Artes Aplicadas em Weimar, a convite do seu Grão-Duque. Em 1919, após o término da Primeira Guerra Mundial, esta passou a ser sede da Bauhaus.
O projeto é composto por duas alas e se situa no número 7 da Geschwister-Scholl Strasse. A ala leste, conhecida como ‘Edifício Van de Velde’, foi inaugurada em 1905, e abrigou inicialmente uma escola de escultura e arte. A ala sul, inaugurada em 1906, constava de uma escola de ofícios, mantendo essa configuração até 1915.
O uso de grandes aberturas na edificação provém da preocupação de Van de Velde em deixar o ambiente mais permeável à visão externa e à luz natural, diminuindo assim o uso de luz elétrica. Um ponto de interesse é o núcleo de circulação, composto por uma escadaria em espiral, e a reconstituição de três painéis de Oskar Schlemmer, de 1923.
Em 1966, o edifício entrou para a na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Ele também é reconhecido como precursor das ideias modernistas aplicadas por Walter Gropius à seguinte sede da Bauhaus, em Dessau.
Hoje em dia, o edifício abriga o Departamento de Design da Bauhaus-Universidade de Weimar, a Faculdade de Arquitetura e o gabinete do Reitor.
***
Um passeio virtual pelo edifício pode ser feito na página da Universidade.
Mais detalhes sobre o projeto e esta obra podem ser conhecidos em Archinform.
Em 2009, aconteceu a exposição comemorativa do centenário da criação da Bauhaus, The Bauhaus comes from Weimar, com material em grande parte pertencente ao Museu Bauhaus.