A Casa Batlló é um edifício localizado no Passeig de Gracia, número 43, em Barcelona, no local conhecido como a Quadra da Discórdia, por abrigar alguns edifícios do Modernismo Catalão que provocaram muitas discussões na época em que foram construídos.
O edifício original, construído entre 1875 e 1877, foi reformado pelo arquiteto Antoni Gaudí entre 1904 e 1906, por encomenda do industrial Josep Batlló. Gaudí teve entre seus colaboradores os arquitetos Josep María Jujol e Joan Rubió i Bellver. O aspecto exterior evidencia a inspiração do arquiteto na natureza pela utilização de formas esqueléticas nas varandas e pilares e pelo tema centrado na vida marinha, com elementos em forma de conchas e uso de cores evocativas nos mosaicos.
A fachada foi recoberta de trencadís de vidro e discos de cerâmica e tem um efeito ondulado graças também aos balcões de pedra e ferro forjado. O telhado de cerâmica lembra escamas e sugere a forma das costas de um dragão, o que suscita a teoria de que o torreão, situado na esquerda do prédio e arrematado por uma cruz, seria uma analogia à lança de São Jorge (San Jordi, o padroeiro da Catalunha). A obra procura uma linguagem orgânica total, excluindo as linhas geométricas.
Restaurada, a Casa Batlló foi aberta à visitação pública em 2002 e incluída pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial em 2005. Algumas salas podem ser alugadas para eventos.
***
Mais imagens externas e internas e outras informações sobre a Casa Batlló podem ser consultadas em Casa Batlló, Eppstein Web Photo Gallery e em All Gaudí.
Em Wikimedia Commons, você encontra outras imagens, de livre copyright.