Art Nouveau

Parc Güell


Fonte: Wikimedia Commons, foto de Jaume Meneses, 2007.

Parc Güell (Parque Güell)

Barcelona, 1900-1914

Arq. Antoni GAUDÍ i CORNET


O Parc Güell é um projeto de urbanização de alto padrão, nos moldes das cidades-jardim inglesas, empreendido pelo empresário catalão Eusebi Güell e concebido pelo arquiteto Antoni Gaudí, com a colaboração de Josep Maria Jujol, Francesc Berenguer, Joan Rubió y Llorenç Matamala.


Situado na parte alta do bairro de Gràcia, junto ao Carrer d'Olot, tem perto de 17 Ha e apresenta um desnível total de 60 metros. O projeto inicial era de uma série de 60 moradias dispostas sobre um imenso jardim com vista panorâmica sobre Barcelona, mas constituiu-se uma experiência comercial malsucedida. A compra da área pela Prefeitura da cidade permitiu sua abertura como parque público em 1926.


O projeto, entre outros avanços tecnológicos, previa a autonomia do loteamento em relação à água, captada por uma rede de drenagem pluvial e encaminhada à bacia de retenção, constituída pela praça central suspensa. Esta praça é suportada por 86 colunas- condutos, que levam a água à cisterna. Além das obras de infraestrutura e paisagismo e da presença de alguns monumentos, as construções originais remanescentes constam de um pavilhão administrativo e três residências, sendo que Gaudí chegou a residir em uma delas por quase vinte anos - onde hoje funciona a Casa-Museu Gaudí (projeto de Berenguer).


O projeto inaugurou uma série de novas soluções estruturais que o arquiteto viria a utilizar na construção do Templo Expiatório da Sagrada Família. Foram utilizadas linguagens contrastantes, em que o uso de técnicas tradicionais, como o trencadís e a abóbada catalã, e o emprego de avançadas peças pré-moldadas se mesclam com pórticos rústicos, feitos com as pedras do local.


O Parque foi nomeado Monumento Histórico Artístico de Espanha em 1969, e, em 1984 integrou a relação de trabalhos de Gaudí declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


O local está aberto ao publico todos os días do ano a partir das 10h e tem o horário de visitação estendido nos meses de verão.


***


Informações sobre visitas e transportes e outras, podem ser obtidas no sítio eletrônico oficial do Parc Güell.


É possível fazer também visitas virtuais a diversos recantos do Parque, no site da cidade de Barcelona.


A Wikipedia reuniu muitas informações sobre esta obra, e imagens do Parque estão disponíveis em Wikimedia Commons e, ainda, em Great Buildings, Eppstein Web Photo Galery e Gaudí Designer.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados