Art Nouveau

GAUDÍ i Cornet, Antoni Placid (1852-1926)


Fonte: www.crocediserra.it

Gaudí é o personagem central do Modernismo catalão, sendo uma das referências da arquitetura de Barcelona, cidade onde estudou e passou grande parte de sua vida.


Seu início profissional foi marcado pelas influências das arquiteturas gótica e catalã tradicional, tendo como referência o arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc. Nessa primeira fase, também se inspirou pelas formas, cores e materiais da arte mourisca. Estas influências podem ser percebidas no Temple Expiatori de la Sagrada Família (Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona), que começou a ser construído em 1882, e cuja construção não foi ainda finalizada. Gaudí foi incorporando mais elementos poéticos à medida que o Templo foi sendo erguida, contribuindo a criar uma identidade particular para esta obra.


Com o passar do tempo, suas obras adquiriram forte linguagem pessoal, com formas fantásticas e estruturas complexas. Já com a carreira consolidada, foi contratado por Eusebi Güell i Bacigalupi, projetando e construindo para ele importantes obras, como o Palau Güell (Palácio Güell, 1896-91) e o Parc Güell, (Parque Güell, 1900-14). O mesmo cliente também encomendou ao arquiteto a Colònia Güell (Colônia Güell), vila operária organizada ao redor de uma indústria têxtil.


Sete obras suas foram arroladas pela UNESCO como Patrimônio Universal; além dos já citados Palácio e Parque Güell, aí constam as partes do Templo da Sagrada Família construídas por ele (cripta e fachada da Natividade), a Casa Milà (1906), conhecida como La Pedrera (A pedreira), a Casa Batlló (1904-06), a Casa Vicens e a Cripta da Colônia Güell.


Portador de forte religiosidade, Gaudí incluiu dizeres e símbolos religiosos mesmo em edificações laicas, como a cruz de quatro braços e a coroa de espinhos de Jesus Cristo, que podem ser observadas na Casa Batlló.


***


Existe, na web, uma grande gama de informações sobre a vida e a obra de Gaudí, como as encontradas em Report Educació.


Ken Russel dirigiu o vídeo-documentário Antonio Gaudí, para a BBC, em 1961.


Em Wikimedia Commons estão disponíveis imagens das obras citadas e de outras, menos conhecidas, todas com livre copyright.


Material bastante completo sobre o arquiteto, sua vida e obra, está disponível no sítio Archinform.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados