A edificação, localizada na Rue des Binelles, em Sèvres, incluía uma residência principal, uma residência secundária, garagem e fonte. As fachadas eram autônomas, apresentando linhas curvas que lhe conferiam dinamicidade. O conjunto de volumes era encimado por uma torre, demolida em 1903 por apresentar risco de colapso.
Nesta edificação, Guimard criou uma curiosa mistura entre os materiais tradicionais, com acabamentos rústicos, e os novos, principalmente o ferro forjado, que foi utilizado em painéis decorados com motivos abstratos.
O conjunto, abandonado após a Segunda Guerra, foi cenário de alguns filmes, como La Métamorphose des Cloportes, um clássico do cinema noir, de Pierre Granier-Deferre (1965), What's new Pussycat? de Clive Donner (1965), ‘La Puce à l'oreille’ de Jacques Charon (1968), ‘Sans merveille’ de Michel Mitrani (1963) e ‘La Ronde’, de Roger Vadim (1964).
A edificação foi demolida em 1969, apesar da intensa campanha da imprensa que tentou anular a decisão.
Em 1971 foi organizada a primeira exposição na França consagrada a Hector Guimard, no Museu de Artes Decorativas (que incluiu também o artista belga Victor Horta e Van de Velde), quando foram expostos bens remanescentes do Castel Henriette.
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Fotos postais do Castel Henriette se encontram em L’Art Nouveau.
Algumas raras fotos de interiores do Castel Henriette antes de sua demolição foram publicadas por Stan Ries.