Art Nouveau

WAGNER, Otto (1841-1918)


Fonte: www.britannica.com, Hulton Archives, Getty Images, ca. 1910.


Otto Koloman Wagner foi um arquiteto e urbanista austríaco nascido em Penzing, perto de Viena. Estudou no Technische Hochschule (Instituto Politécnico) de Viena e, após, na Berlin Bauakademie (Academia de Edificações de Berlim), concluindo sua formação em arquitetura na Akademie der bildenden Künste Wien (Academia de Belas-Artes de Viena).


No final do século XIX, elaborou o Plano Regulador de Viena, que lhe permitiu aplicar novas idéias urbanísticas, sendo responsável pela estruturação da rede viária e de transportes municipal e pela remodelação da frente urbana junto ao Rio Danúbio. Em 1889, Otto Wagner juntou-se ao movimento da Secessão Vienense.


No começo da carreira, seus edifícios seguiam o estilo historicista. Por volta dos anos 1880, ele tornou-se um defensor do realismo arquitetônico, minimizando a dependência das formas históricas e incorporando a utilização de novos materiais – aço, concreto, alumínio. Em 1894, tornou-se professor na Academia onde estudara e, um ano mais tarde, publicou o livro Moderne Architektur (Arquitetura Moderna), Esta obra surpreendeu seus colegas ao defender a renovação da Arquitetura e do papel social do arquiteto.


Em Viena, projetou várias Estações de Metrô, como a de Karlsplatz (1894-98), e edifícios habitacionais, como a Majolikahaus (Viena, 1898-99), a qual revela a grande influência das novas formas do Sezessionstil (Estilo Secessão).


Durante o ultimo período da carreira, empreendeu pesquisas em busca de espaços mais funcionais, de formas mais simples e lineares, como evidenciam as obras da Igreja de S. Leopoldo, associada a um hospital psiquiátrico (Steinhof, 1904-1907), do Sanatório Purkersdorf (Purkersdorf, 1904-05) e do Sanatório Lupus (1908-13).


***


O estudo sobre a vida e obra de Otto Wagner está bastante desenvolvido e é possível conhecer seus detalhes em Wikipedia, Archiplanet e em Museu Otto Wagner.


Em Great Buildings é possível conhecer detalhes de seus principais projetos arquitetônicos, o mesmo ocorrendo em National Gallery of Victoria e em E-Architect.


A evolução de sua arquitetura pode ser observada em Wikimedia Commons, que apresenta imagens de obras de diversas etapas, de livre copyright.


Carl SCHORSKE, em Viena fin-de-siècle: política e cultura (1998, São Paulo, Companhia das Letras), descreve o contexto social e cultural em que viveu Wagner, abordando o papel desempenhado pelos arquitetos e artistas de então.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados