A construção do conjunto de dois prédios geminados de seis pavimentos, localizados na Linke Wienzeile, números 38 e 40, marcou a ruptura de Wagner com a arquitetura de influências historicistas e sua adesão à Wiener Sezession e chocou Viena.
O pavimento térreo de ambos os edifícios tem destinação comercial e os demais abrigam apartamentos residenciais bastante semelhantes. A diferenciação entre os dois prédios é obtida pela decoração aplicada à fachada. No de número 40, esta é recoberta por cerâmica (majólica) com motivos florais, de onde provém a denominação pela qual ficou conhecido popularmente.
A base do conjunto é sublinhada pelo balcão em ferro, que se desenvolve acima das entradas comerciais, e sua repetição, em balanço, no terceiro pavimento. O ferro também é usado nos demais balcões dos apartamentos e para fazer a transição da Majolikahaus com os edifícios vizinhos.
O edifício de número 38, não menos espetacular e que dá continuidade à Majolikahaus respeitando sua escala sem repetição de motivos decorativos, é rebocado e recoberto por relevos dourados criados por Koloman Moser. A escultura que arremata o telhado é de Schimkivitz Othmar. Ambos os escultores trabalhariam com Wagner, alguns anos mais tarde, na construção da Igreja de Steinhof.
Os edifícios mantêm ainda, hoje em dia, seus usos originais.
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