A Wiener Sezession (Secessão Vienense) é uma associação criada em 1897 por artistas, escultores e arquitetos, como Gustav Klimt (1862-1918), seu primeiro Presidente, Koloman Moser (1868-1918), Josef Hoffmann (1870-1956) e Joseph Olbrich (1867-1908). A associação constrói sua própria sede, em 1898, local em que divulga o Sezessionstil (estilo Secessão), através da realização de exposições periódicas e, ainda, pela publicação da revista Ver Sacrum (Primavera Sagrada).
A criação do Wiener Werkstätte (Ateliê Vienense), em 1903, pelos dissidentes Hoffmann e Moser, representa a intenção de integrar o trabalho artístico de modo mais decidido ao sistema produtivo, empregando uma estética mais funcional. Esta associação desenha móveis e utensílios de uso cotidiano, bem como jóias, padrões têxteis e roupas, com produção em escala industrial, de grande sucesso comercial. A associação opera até 1932 e alguns de seus produtos seguem sendo vendidos na atualidade.
Dentro da Wiener Werkstätte, neste período, as formas orgânicas evoluem em direção ao geometrismo e à abstração formal, sob inspiração da ‘Escola de Glasgow’ (veja adiante), indicando os caminhos que o modernismo tomará no século XX. As propostas para a reforma do vestuário feminino deslocam a solução de uma questão de saúde pública da área médica – problemas decorrentes do uso de espartilhos – para a área artística e são desenvolvidas pelo Ateliê Flöge, seção de vestuário da W. Werkstätte, que funciona de 1904 a 1932.
Otto Wagner (1841-1918) é reconhecido, em geral, como membro da Secessão Vienense, porém não é seu co-fundador. Sendo o mais velho do grupo, professor e mestre de alguns de seus membros, evolui desde os estilos historicistas até novos motivos decorativos e a exploração plástica dos materiais modernos – aço, concreto e alumínio.
O projeto das estações para o metrô de Viena, como a do Metro Karlsplatz (1894-98), ornamentado por Olbrich, inaugura esta sua nova fase. A mudança pode ser percebida na comparação entre a Majolikahaus (Casa de Cerâmica, Viena, 1898-99) e o Austrian Postal Savings Bank (Caixa Econômica Postal Austríaca, Viena, 1904). Mas o projeto da Igreja de Steinhof (1904-07), junto a uma instituição para doentes mentais, marca definitivamente suas preocupações funcionalistas, que o identificam mais claramente com as correntes proto-modernas, ainda que persista uma grande intenção ornamental. Wagner também tem uma importante atuação como urbanista, desenhando uma nova fisionomia para Viena, em que a rede viária e os sistemas de transportes modernos assumem o protagonismo.
Joseph Olbrich (1867-1908) projeta a Sede da Secessão Vienense (1897-98). Esta obra, emblemática do movimento austríaco de renovação das artes, é realizada com a colaboração dos artistas Koloman Moser e Gustav Klimt.
Josef Hoffmann (1870-1956), também pupilo de Wagner, acaba lecionando na Wiener Staatsgewerbeschule (Escola de Artes Aplicadas de Viena). Sua obra mais conhecida é o Palais Stoclet, construído em Bruxelas (1905-11) e listada pela UNESCO como Patrimônio Universal. O ideal da ‘estética total’ é aí completamente realizado, integrando murais de Klimt e esculturas de Franz Metzner no edifício, que também é totalmente mobiliado e equipado com produtos desenvolvidos pela Wienner Werkstätte. Hoffmann desenha, ainda, a cadeira Sitzmachine (Máquina de Sentar), em 1905. Não é um equívoco pensar que suas obras influenciam o desenvolvimento posterior das idéias funcionalistas de Le-Corbusier: há indícios de que este trabalha em seu ateliê de Viena, presumivelmente, em 1909.