Art Nouveau

Art-Nouveau na França


Se a Bélgica é considerada por muitos como o berço do Art-Nouveau, é na França que o estilo obtém grande visibilidade internacional, através das Exposições Universais de Paris de 1889 e 1900. O padrão de desenvolvimento francês ocupava muitos arquitetos e artífices, que se organizam ao redor de dois pólos principais, as cidades de Paris e Nancy.


A chamada ‘Escola de Nancy’ surge da organização Alliance Provinciale des Industries d'Art (Aliança Provincial das Indústrias de Arte), criada em 1901, cujo primeiro presidente é Emile Gallé (1846-1904). A Alliance congrega artífices, artistas e jovens industriais, cuja produção em vidro, cerâmica, ferro forjado, mobiliário, escultura e joalheria, trabalhada com técnicas ali desenvolvidas, é amplamente empregada e consumida nas edificações Art-Nouveau.


Em Paris, Hector Guimard (1867-1942) atua como grande divulgador do estilo. O edifício de apartamentos Castel Béranger (Paris, 1894-98) é considerado a primeira obra do Art-Nouveau construída fora da Bélgica. Outra importante obra é o Castel Henriette (Paris, 1899), demolida nos anos de 1970. Sua sensibilidade ajuda a tornar mais atraente as entradas dos acessos subterrâneos ao Metrô de Paris, como a Porte Dauphine (1900), em que emprega transparência, motivos florais e cores alegres.


O arquiteto Henri Sauvage (1873-1932), muito jovem ainda, é contratado para projetar a Villa Majorelle (Nancy, 1901-02), uma obra-prima em que trabalham outros artífices da ‘Escola de Nancy’, bem como o próprio Louis Majorrelle. Sauvage também faz pesquisas na arquitetura residencial, sendo sua Maison à Gradins Sportive (Residência Escalonada Esportiva, Paris, 1912), projetada com a colaboração de Charles Sarazin, uma edificação que incorpora novos conceitos de vida urbana e cujo projeto demandou negociações com a Prefeitura de Paris.


A arquitetura Art-Nouveau, geralmente desenvolvida fora da École des Beaux Arts de Paris (Escola de Belas Artes de Paris), tem alguns de seus elementos incorporados aos produtos típicos da arquitetura eclética aí promovida. Como no caso do Grand Palais (Grande Palácio, Paris, 1900), pavilhão construído para a Exposição Universal de Paris de 1900. Projeto de Henri Deglane (1855-1931), desenvolvido em colaboração com Louvet e Thomas, o edifício tem sua grande cobertura totalmente construída em aço e vidro. Os elementos metálicos apresentam, internamente, detalhes vazados de inspiração Art-Nouveau.

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