Art Nouveau

Modern Style: Escola de Glasgow


Na Inglaterra, havia certa reserva ao novo estilo, visto como uma corrupção frívola do Movimento Arts & Cratfs (Artes e Ofícios). Mas, na Escócia, um grupo criativo de artistas e designers se forma ao redor da Glasgow School of Art (Escola de Artes de Glasgow), constituindo o estilo que se conhece como a ‘Escola de Glasgow’. O desenho ali desenvolvido é de concepção mais abstrata e geométrica que o Art-Nouveau continental e, por isso mesmo, bastante admirado pelo grupo da Secessão Vienense, adverso aos excessos artísticos.


A figura central do movimento é Charles Rennie Mackintosh (1868-1928), que se une a James Herbert MacNair (1868-1955) e às irmãs Macdonald, Margaret (1865-1933) e Frances (1873-1921), que se tornariam, respectivamente, suas esposas. Esta associação informal é conhecida como The Glasgow Four (Os quatro de Glasgow). A arquitetura proposta por Mackintosh é uma evolução dos estilos locais vernáculos e emprega os delicados detalhes e ornamentação desenvolvidos por seus companheiros, dentro do espírito da ‘estética total’ do Arts & Crafts.


Junto com George Henry Walton (1867-1933), os ’Quatro’ projetam os interiores do The Willow Tearooms (Salas de chá ‘O Salgueiro’), na Buchanan Street, em Glasgow, executados entre 1897 e 1904. O trabalho inclui a reforma da fachada, o projeto da ambientação, móveis e utensílios e de detalhes como portas, vitrais, painéis, espelhos, luminárias e os tecidos dos estofados e cortinas. Ou seja, o tratamento da identidade visual de modo integrado, em que a rosa estilizada, marca do grupo, aparece em várias situações.


A encomenda para a nova sede da Glasgow School of Art (Escola de Arte de Glasgow), construída em 1898, oportuniza a projeção do grupo. Um dos projetos de Mackintosh é a House for an Art Lover (Casa para um amante da Arte), desenvolvido com Margaret entre 1889 e 1901, cuja construção é empreendida somente em 1989, muito tempo após a morte do arquiteto. Também merece referência a Hill House (Casa da Colina), construída em Helensburgh, em 1902, que aplica muitas idéias desenvolvidas na House for an Art Lover.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados