Art Nouveau

Características do Art-Nouveau


O primeiro denominador comum entre os movimentos de renovação estética europeus, associados à Arte-Nova, é a vontade de contemplar o que acreditam ser a ‘necessidade da arte’ em todos os aspectos da vida cotidiana, dotando-a de significados transcendentais. A busca da ‘estética total’ leva arquitetos e designers a superarem a dicotomia estilística entre construção e decoração, ou seja, a ornamentação não é mais aplicada sobre um objeto ou estrutura, mas o próprio objeto ou estrutura é concebido de forma ornamental. Todos os detalhes são minuciosamente planejados e executados, elevando o trabalho artesanal à categoria de Arte, dentro do mesmo espírito do Arts & Crafts. São projetados móveis e equipamentos que integrarão harmonicamente estes espaços, tratados no mesmo grau de hierarquia da própria construção. Alguns profissionais chegaram a influir na apresentação pessoal dos clientes, desenhando peças de vestuário, jóias e outros objetos.


A segunda característica comum é seu caráter anti-histórico, procurando a originalidade formal e tipológica relativamente aos estilos do passado, que caracterizavam a arquitetura e o design até então. Empregam-se os materiais popularizados pela indústria, como o aço, o vidro e os novos revestimentos cerâmicos produzidos em larga escala, mesmo nas edificações residenciais. São integrados à construção os novos ideais higienistas, relacionados à iluminação e ventilação, e novos espaços domésticos, destinados ao asseio pessoal e à prática de atividades artísticas, literárias e/ou esportivas.


Em terceiro lugar, o Art-Nouveau preza a assimetria e a busca de ritmos dinâmicos na composição, sendo relacionado ao emprego de formas sinuosas, de inspiração vegetal. Mas, se geralmente o estilo toma como temática a natureza, desenvolvem-se também vertentes de desenho mais geométrico e retilíneo e incorporam-se, ainda, elementos de origem vernacular.


Portanto, a classificação de uma edificação como sendo de estilo Art-Nouveau deve levar em consideração estas características: a época de construção, a presença de novidades técnicas, tipológicas e funcionais e a incorporação de trabalho artesanal e artístico à construção, que não recorre ao repertório historicista.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados