Art Nouveau

The Willow Tearooms


Fonte: Wikimedia Commons, foto de Dave Souza, 2006.

The Willow Tearooms (Salões de chá ‘O Salgueiro’)

Glasgow, 1897

Arq. Charles Rennie MACKINTOSH & George WALTON


O Willow Tearooms é o exemplar remanescente de uma série de quatro salões de chá que Charles Rennie Mackintosh projetou, em Glasgow, para Kate Cranston, entre 1897 e 1917. Localizado no número 217 da Sauchiehall Street (Rua ‘Beco do Salgueiro’), e aberto ao público em 1903, constou da reforma da fachada e dos interiores, cuja decoração e mobiliário foram concebidos pela esposa do arquiteto, a designer Margareth Macdonald. O arquiteto George Henry Walton, que já havia projetado um salão de chá para a mesma cliente e, na ocasião, havia expandido seus negócios com a fabricação de móveis e vitrais, também participou da execução desta obra.


Mackintosh projetou ambientes de diferentes destinações no edifício, que tinha quatro pavimentos. As salas exclusivas para o público feminino, como o Salão De Luxe ilustrado acima, apresentavam decoração leve e cores claras. As salas para os homens, como as de bilhar e para fumar, tinham decoração mais austera e escura. Ainda havia a Galeria, um espaço para jantares, separado por um desnível do De Luxe. Houve a preocupação de criar uma identidade total ao negócio, e Margareth ocupou-se também da criação do cardápio, uniformes, louça, talheres, luminárias, entre outros objetos, cujo desenho utilizou o salgueiro como tema central.


O Salão De Luxe e a Galeria do Willow Tearooms tiveram restituídas suas características originais, em 1983 e 1997, respectivamente, recuperando a atratividade comercial do local. Em 1997 houve, ainda, uma expansão deste estabelecimento original sobre a Buchanan Street, número 97, que reproduziu os ambientes da Sala de Jantar Branca e do Salão Chinês, existentes nos desaparecidos 91-93 Buchanan Street Tearooms e no Ingram Street Tearooms.


***


O Willow Tearooms atual mantém um site, onde podem ser conhecidos detalhes da história do edifício e, inclusive, fazerem-se reservas e compras on-line.


No Wikimedia Commons são encontradas diversas imagens livres de copyright, com interesse nas reproduções dos desenhos originais.


A arquitetura e o desenho de interiores deste edifício podem ser conhecidos em Scotcities, onde há outras obras do arquiteto e de seu grupo de colaboradores. Outras informações constam, ainda, em Glasgow Architecture.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados