O edifico, localizado na Rue Vavin número 26, foi o primeiro prédio escalonado de Paris, constando de nove andares. Os apartamentos têm biblioteca e uma sala de esgrima e ginástica. Além disso, apresenta salas para comércio nos três primeiros pavimentos e uma área de ateliês, no último.
O escalonamento do prédio, cujos primeiros estudos iniciaram em 1909, surgiu da preocupação do arquiteto com os preceitos modernos de higiene, buscando garantir a prática de atividades saudáveis e boas condições de iluminação e ventilação nos apartamentos. Sauvage sublinhou as linhas de fachada com o emprego de cerâmica branca e azul, material moderno que estava sendo então empregado nas estações de metrô, adotando uma estética mais racional e inovadora, que causou sensação na época.
O imóvel foi classificado como Monumento Histórico, em 1975, com fachadas e coberturas protegidas. Ainda hoje de uso privado, teve sua fachada restaurada em 1988. Um dos apartamentos do sexto pavimento mantém a decoração original, cujo projeto pode ser apreciado no Museu de Saint-Denis.
***
Em 1972, Bernardo Bertolucci dirigiu o filme Ultimo tango a Parigi (França/Itália, 136 min), cujas locações incluíram um apartamento da Maison à Gradins Sportive.
O Docomomo-FR listou o imóvel como de valor marcante e universal e mantém ficha com informações completas sobre ele.
Imagens do edifício também podem ser obtidas em L’Art Nouveau.