Art Nouveau

BEARDSLEY, Aubrey (1872-1898)


Fonte: Wikimedia, foto de Frederik Hollyer, 1896

Aubrey Beardsley, nascido em Brighton, Inglaterra, foi um brilhante desenhista e ilustrador. Teve vida difícil, pois sua saúde era frágil e a família enfrentou percalços econômicos. Teve os primeiros trabalhos publicados ainda criança, mas a carreira de desenhista somente iniciou em 1893, quando ilustrou Le Morte d’Arthur (A Morte de Artur, 1893), de Thomas Malory, que contou com mais de trezentos desenhos seus. Um ano depois, ilustrou a obra Salome (Salomé, 1891), peça do dramaturgo Oscar Wilde, que obteve grande repercussão por ter sido censurada na Inglaterra.


A reputação do desenhista se estabeleceu quando atuou como editor de arte para o The Yellow Book (O Livro Amarelo, 1894-95), magazine em que trabalhou até ser preso por sua orientação sexual, em outro episódio escandaloso de sua vida. Mais tarde, produziu ilustrações para outros livros e revistas, atuando também na publicidade e como caricaturista e cartunista político.


O artista foi um mestre na técnica da ilustração preto-e-branco, possuindo um traço muito preciso, criando imagens escuras carregadas de certo erotismo, mas sua carreira foi interrompida precocemente, em decorrência da tuberculose.


***


As obras de Beardsley são, agora, de domínio público. Uma boa coleção delas pode ser conhecida em Wikimedia, em Art Fund, Archive e em Art Passion.


Uma biografia detalhada de Aubrey Beardsley encontra-se em Victorian Web.

Copyright 2012 - NAPEAD
Desenvolvido por NAPEAD / SEAD / UFRGS
Todos os direitos reservados