Localizado à Rue Paul Emile Janson, número 6, em Bruxelas, a Residência Tassel é considerada a obra fundadora do estilo Art-Nouveau. O edifício marcou o rompimento de Horta com as plantas tradicionais e proporcionou o desenvolvimento de uma estética particular, aceito por um cliente também pouco convencional, o cientista Emile Tassel. Como se tornaria uma regra nas obras posteriores, após a conclusão das obras civis ainda se passaram alguns anos até que o arquiteto finalizasse o mobiliário e, ainda, incluísse algumas complementações a pedido do cliente.
Em um terreno estreito e comprido, Horta desenvolveu uma construção em dois blocos, na qual todas as características pelas quais sua arquitetura se tornaria conhecida já estavam definidas: a estrutura metálica aparente e integrada decorativamente, espaços abertos e fluidos, a multiplicação dos efeitos luminosos pelo uso de vidros e espelhos e a utilização de um núcleo de luz zenital natural, aqui representado por duas clarabóias. Nesta construção, ele testaria suas idéias de aquecimento econômico e ventilação saudável.
Após a Segunda Guerra, a residência foi dividida em pequenos apartamentos, reforma que ocultou grande parte da decoração interna.
Em 2000, a UNESCO incluiu este edifício na lista do Patrimônio Mundial, junto com outras residências do arquiteto. Hoje em dia, funciona no local a European Food Information Council, e o edifício não está aberto à visitação pública.
***
Outras informações e descrição do Hôtel Tassel podem ser encontradas no Inventário do Patrimônio Belga.
Mais imagens podem ser encontradas em Digital Imaging Project.